• Roberta Setimi

O que você pode fazer pela sua carreira HOJE?


Era uma vez uma jornalista fascinada por plataformas digitais, entusiasta da internet, mas que acreditava mesmo era no poder do conteúdo e queria espalhar por aí historias legais e inspiradoras.

Na sua carreira, ela tentava não só repassar noticias, mas buscar fatos e informações relevantes que ajudassem pessoas a se transformar em versões melhores.

Até que um dia, ela percebeu que a Comunicação tinha mudado tanto, mas tanto, que em breve não adiantaria ter relatos incríveis para passar se a mensagem ficasse perdida na vastidão virtual.

Por isso, ela achou que era hora de explorar a Comunicação sob um ângulo diferente.

Para isso, voltou a estudar (mais uma vez). Para descobrir novos caminhos de atingir seu público. Para aprender como fazer a mensagem chegar até ele. Para se comunicar com mais eficiência.

Nesse último parágrafo aqui, eu deveria contar para vocês o desfecho da história. Mas a verdade é que ela está em andamento. Como vocês devem ter percebido, essa narração é baseada em fatos reais (na minha trajetória, mais especificamente. Clique aqui para saber mais). Mudei de país, saí do esporte, comecei a falar com um público internacional, mudei o tom e quis me distanciar dos métodos tradicionais e aprender novos caminhos. Comecei a fazer um curso de Marketing Digital na Udacity, uma universidade online do Vale do Silício que tem parceria com as principais empresas da area (Google, Facebook, MailChimp, HootSuite, etc). Ainda estou impressionada com o quanto estou aprendendo. É quase assustador. Em uma indústria que se transforma na velocidade do pensamento, entender a estrutura faz milagres. E pretendo usar todas essas técnicas não para vender produtos, mas para propagar valores.

Em qualquer situação, tem sempre aquele "pouquinho a mais" que podemos nos dedicar para evoluirmos profissionalmente e, claro, pessoalmente. O segredo é encontrar o propósito do nosso trabalho, fugir do óbvio e estar sempre aprendendo.

E você? Concorda? O que pode fazer pela sua carreira (e vida) hoje?

#jornalismodigital #marketingdigital #newmedia