• Roberta Setimi

Como se destacar na Era do Jornalismo Digital


Se você é um estudante de Jornalismo, ou recém-formado, ou um apaixonado pela evolução constante dos meios de comunicação, já deve ter se perguntado o que esperar dessa indústria que vem passando por profundas mudanças estruturais. Posso te contar um segredo? A verdade é que sempre foi assim. De Gutenberg à invenção do rádio, da TV ao computador, da internet às redes sociais, outras gerações também tiveram que se adaptar. Faz parte de qualquer profissão. Get over it and move on. A pergunta que permanece é: o que fazer para se destacar nesse mercado (que sempre foi) tão competitivo? Vou te contar em breve (ou pule para o último parágrafo!).

Antes, compartilho um pouquinho da minha trajetória (atualmente faço vídeo, mas passei grande parte nos bastidores). Trabalhei durante dez anos com jornalismo online na TV Globo. Lá, acompanhei mudanças de estilo importantes na prática do Jornalismo (conto mais em breve). Passei um ano estudando Mídias Digitais em tempo integral fora do Brasil. Trabalhei em vários projetos relacionados ao tema e escrevi minha tese de mestrado sobre "A reinvenção da cobertura de grandes eventos midiáticos graças à influencia das novas plataformas digitais". Hoje, trabalho como colaboradora da Globo Internacional aqui no Canadá, dou palestras sobre os novos modelos do Jornalismo na Era Digital e constantemente faço cursos sobre boas práticas em redes sociais. Tenho um site, estou conectada. E dessa conexão vem a troca de experiências e a vontade de contribuir de alguma forma no processo de formação de novos "coleguinhas". O Jornalismo me deu muito, quero retribuir.

A ideia dessa troca veio das mensagens que chegam pelas redes sociais. Todos os dias, recebo inbox e emails de estudantes pedindo ajuda e fazendo perguntas sobre o mercado de trabalho. Me coloco no lugar de cada um. Já passei por isso.

Estou morando fora do Brasil e apesar de ter recebido recentemente alguns convites para palestrar em Universidades, a questão geográfica é um complicador. Por isso, aqui nesse espaço, começo um projeto muito especial: o esboço de um guia virtual para novos jornalistas. Vou usar minha experiência acadêmica mas, PRINCIPALMENTE, minha experiência prática. Quero compartilhar dicas que REALMENTE farão diferença na carreira de cada um. Espero contar com a sua companhia nessa jornada. Alguns tópicos são direcionados exclusivamente a quem esta começando na profissão. Outros podem ajudar quem quer ir mais a fundo nas ferramentas virtuais (porque hoje em dia quem trabalha com jornalismo, trabalha com online). Abaixo, alguns tópicos que vamos discutir ao longo desse projeto (não necessariamente nessa ordem):

  • Planejamento de carreira

  • Talento x determinação

  • Um approach multimídia da profissão

  • Como encontrar o primeiro emprego (dicas valiosas)

  • As diferentes funções da redação de hoje

  • Jornalismo esportivo

  • Uma pauta, vários enfoques

  • Cobertura de grandes eventos midiáticos: Copa do Mundo e Olimpíadas

  • (sua sugestão aqui)

Esse projeto só vai valer a pena se, como citei anteriormente, esses posts realmente fizerem diferença na sua jornada. Vou compartilhar dicas que gostaria de ter recebido no início da minha própria carreira. Então, conto com a sua sugestão e com o seu FEEDBACK!

E cumprindo a promessa do primeiro parágrafo, respondo à pergunta essencial: o que fazer para se destacar nesse mercado tão competitivo? Foque SEMPRE no conteúdo e não na plataforma. Independente da mídia, a mensagem precisa verdadeiramente INFORMAR, engajar, emocionar. Tem que ser RELEVANTE (para quem quer ir mais a fundo no tema, algumas fontes: Life After New Media, Mediation as a Vital Process e Remediation, Understanding New Media. Mas não se preocupe, ao longo desse projeto, vou resumir para você os conceitos fundamentais).

As dicas práticas começam no proximo post. Valendo!

#jornalismodigital #jornalismo #jornalismoesportivo #jornalismoonline #cursodejornalismo #estudantesdejornalismo